A Prefeita de Vitória da Conquista (sudoeste da Bahia) e candidata à reeleição, Sheila Lemos (União), usou as redes sociais para se manifestar, na quinta-feira (1º), após a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) ingressar com uma ação, na Justiça Eleitoral, pedindo que a candidatura dela seja impugnada.
A ação foi impetrada na última quarta-feira (31), junto à 40ª Zona Eleitoral, no município. Conforme o bloco de partidos, o pedido tem como base o fato de a mãe de Sheila, Irma Lemos, estar em exercício no afastamento do então prefeito Herzem Gusmão (MDB) e ter passado o cargo à filha.
Irma assumiu o cargo por dez dias durante as férias do ex-prefeito e estava em exercício quando o gestor precisou se afastar devido a complicações de saúde decorrentes do Coronavírus – ele acabou vindo a óbito posteriormente.
Em seu perfil no Instagram, a chefe do Executivo conquistense publicou dois vídeos (veja abaixo), nos quais rebate as acusações do adversários. "A democracia existe para ser respeitada. E está na hora de alguns políticos aprenderem isso", escreveu ela na legenda.
Em uma das filmagens, ela dispara: "Fomos informados que irão tentar manobras jurídicas para gerar dúvidas e incertezas junto à população. Estamos firmes e preparados!", afirmou ela.
"Eles estão tentando de todo jeito, mas não vão conseguir! O desespero parece ter tomado conta dessas pessoas. Eleição se ganha nas urnas. Mas como eles têm medo e têm cada vez menos apoio popular, decidiram inventar histórias e entrar com ações judiciais sem amparo legal. Fizeram isso em 2020 contra Herzem, logo após as eleições. Não deu certo!", completou.