O pré-candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), e a pré-candidata vice-prefeita, Dona Mira Alves (PSOL), discutiram propostas destinadas à saúde pública da capital baiana que serão incorporadas ao programa de governo da chapa majoritária, na manhã deste sábado (20), com servidores que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, e estudantes, no auditório da biblioteca Prof Álvaro Rubim de Pinho (UFBA), localizado no Canela.
Kleber Rosa ressaltou a necessidade da gestão municipal ampliar o financiamento destinado à universalização do acesso à Atenção Básica e aos atendimentos de média e alta complexidades.
O prefeiturável destacou que a administração do município precisa ter um “cuidado especial” com a saúde pública, principalmente, da população negra que encontra-se em uma situação de total vulnerabilidade social. “Vivemos menos porque ficamos no meio do caminho. Não temos nem o direito de envelhecer. Não tem como pensarmos políticas de saúde sem priorizarmos a saúde da população negra”.
A educadora popular e pré-candidata a vice-prefeita, Dona Mira Alves, destacou a importância da prefeitura implementar medidas que visem combater o racismo institucional que atinge a população negra dos bairros de periferia, do Movimento Sem Teto, das comunidades e povos tradicionais.
“Não tem como discutirmos sobre a saúde de Salvador sem fazermos uma reflexão relativa à institucionalização do racismo. As famílias do Movimento Sem Teto constatam todos os dias o abandono e o descaso dos poderes públicos com a saúde da população de baixo poder aquisitivo. Portanto, eu e Kleber iremos priorizar no nosso programa de governo propostas que tenham como objetivo mudarmos esse quadro”.