Candidato a prefeito de Salvador pelo PCB, Giovani Damico foi o convidado desta sexta-feira (6) da Sabatina da Salvador FM, realizada no programa Fora do Plenário. Na ocasião, o prefeiturável apresentou suas propostas para o Executivo municipal e esclareceu dúvidas da população e dos jornalistas. No primeiro bloco do programa, Damico ouviu das ruas problemas que afetam diretamente a vida do cidadão soteropolitano.
A fila nas unidades de saúde e a dificuldade de atendimento foi o primeiro ponto abordado. "Temos um problema muito grave de como que é gerenciado o sistema de regulação, as filas, e as denúncias são cotidianas. Desde vereadores, desde líderes comunitários, figuras que de certa forma se apropriam do processo de retirada de senhas. Não é possível em uma era de tecnologia, numa era amplo acesso a QR Codes, agente obrigado a nossa população a uma situação constrangedora, de insegurança e tomar chuva", avaliou, propondo um mecanismo apurado de marcação de consultas.
Giovani Damico também foi provocado sobre o uso do esporte e do lazer como meio de afastar os jovens da violência. "Toda vez que aparece a temática da segurança pública gosto de frisar que a gente tem uma política de enfrentamento direto ao crime, mas cada vez menos estabelecemos uma estratégia de prevenção. A principal forma de prevenção que a gente tem, a gente está pensando numa política de esporte, lazer e cultura onde nos bairros a gente tenha equipamentos públicos. Para o jovem que está querendo montar uma banda, tenha estúdio, que a prefeitura abra e dê essa possibilidade", apontou, estendendo o objetivo para jovens com a instalação de novos equipamentos esportivos públicos.
A sabatina teve sequência com perguntas dos jornalistas convidados, Yuri Abreu (Portal Salvador FM) e Rebeca Menezes (Bahia Notícias). Enquanto o primeiro questionou a relação do candidato com a Câmara de Vereadores, caso seja eleito, a segunda trouxe ao debate a falta de unidade dos partidos de esquerda, o que fortaleceria a oposição na campanha eleitoral.
O candidato Giovani Damico também respondeu outros questionamentos dos jornalistas Diego Vieira, Aparecido Silva, Daniela Prata e Evilásio Júnior (mediador da sabatina) sobre temas como gestão da concessão do transporte público, geração de empregos e informalidade, além da recomposição dos circuitos de Carnaval.
Assista abaixo a sabatina na íntegra: