O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União), venceria o pleito no 1º turno, de acordo com uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (2) e realizada pelo Instituto Real Big Time Data.
De acordo com os números, o chefe do Executivo soteropolitano aparece com 64% dos votos válidos – nesse cenário, são descontados os votos em branco, nulos e indecisos. Em segundo lugar vem o vice-governador da Bahia, Geraldo (MDB), com 28%.
Kleber Rosa (PSOL) aparece com 6% dos votos válidos. Já Giovani Damico (PCB) e Eslane Paixão (UP) registraram 1%, cada. Victor Marinho (PSTU), não pontuou.
A pesquisa da Real Big Time Data foi feita entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, e ouviu 1.000 pessoas em Salvador. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. O levantamento, feito em parceria com o Bnews, está registrado na Justiça Eleitoral sob número BA-02746/2024.
Apoios
A pesquisa ainda trouxe um cenário no qual os candidatos são citados com o apoio de outros políticos. Geraldo, mesmo com o apoio do presidente Lula (PT), do senador Jaques Wagner (PT-BA), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro Rui Costa (PT), perderia a eleição para Bruno.
O emedebista, dentro deste cenário, aparece com 35% dos votos. Por sua vez, Bruno Reis, com o apoio do ex-prefeito ACM Neto (União) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lidera com 52% dos votos. Brancos e nulos somam 7%. Não sabem ou não responderam, 6%.