O pré-candidato à Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024, Kleber Rosa (PSOL), revelou boas expectativas para as próximas pesquisas ao Palácio Thomé de Souza, em entrevista ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM, na quarta-feira (17).
O pessolista, em uma pesquisa do AtlasIntel, divulgada no último dia 31 de dezembro, apareceu com 10% das intenções de voto, contra 12% do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) – devido à margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Kleber e Geraldo estão empatados tecnicamente.
"As pesquisas sempre dão margem de interpretações sem precisar mexer nos dados. Mas eu estou empatado em segundo lugar dentro da margem de erro, que é de 3%. Tem um empate técnico. Isso empolga a nossa militância e influencia as nossas expectativas, buscando por um crescimento na aprovação junto ao eleitorado, sendo uma alternativa de esquerda, em meio a experiência que temos de governar do PT. Governos que deixaram a desejar, em alguma medida, e têm sido alvo de críticas", disse Kleber Rosa.
Sobre as futuras pesquisas, o postulante disse esperar que, a partir de julho, a cerca de três meses para a votação, no mês de outubro, a chapa encabeçada por ele apareça na segunda posição e em condições de disputar um segundo turno com Bruno Reis (União), virtual candidato à reeleição.
"Vemos essa possibilidade de disputa de lugar no 2º turno. O partido está mobilizado para que a gente consiga fazer movimento nesse período, estabelecendo relações com pessoas dos movimentos sociais e manter essa musculatura. Em julho, quando inicia calendário mais próximo da eleição, esperamos pontuar já em segundo lugar", desejou.
Na mesma pesquisa da AtlasIntel, Bruno Reis aparece com quase 52% das intenções de voto. Mesmo com esse índice, Kleber Rosa acredita que a reeleição do chefe do Executivo municipal não está garantida.
"Metade da população está insatisfeita com Bruno. Não está decidida a continuidade dele no cargo. O prefeito está no teto e a tendência é o de que aconteça ele o mesmo que aconteceu com ACM Neto em 2022. A nossa leitura é que isso vai acontecer e podemos ir ao segundo turno e mudar o jogo", apostou o pessolista.
Mesma linha ideológica
No dia 5 de janeiro, em entrevista ao Portal Salvador FM, Kleber Rosa afirmou que Geraldo Júnior, nome apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), não se distancia dos valores conservadores pregados pelo atual prefeito Bruno Reis (União). "Bruno Reis e Geraldo Júnior têm a mesma linha ideológica de direita", sentenciou.
Na avaliação dele, a gestão petista deveria apoiar "uma legítima candidatura de esquerda" para que a dualidade de projetos ficasse exposta, sobretudo, em um eventual segundo turno.
Confira na íntegra a entrevista com Kleber Rosa, pré-candidato do PSOL à Prefeitura de Salvador, clicando no player abaixo: