Adversários em nível nacional, o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, estão unidos em cinco cidades da Bahia, onde apoiam os mesmos candidatos a prefeito nas próximas eleições municipais.
Em Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, por exemplo, o candidato Dr. Maurílio, do PSD, recebe o apoio da Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PCdoB e PV), além do PL, PSD e PSB. Em Euclides da Cunha, cidade a 300 km de Salvador, o candidato Heldinho, do PDT, conta com uma ampla aliança que inclui o PT e o PL, além de partidos como MDB, PP, PSB e Solidariedade.
Gandu, localizada no sul do estado, é outra cidade onde a aliança se estende ao candidato Dai de Léo de Neco, do Avante, que é apoiado tanto pela federação liderada pelo PT quanto pelo PL, entre outros partidos. Em Nordestina, a cerca de 350 quilômetros da capital baiana, Eliete de Ito, também do PSD, tem o apoio dessa mesma federação e do PL. Já em Salinas da Margarida, no Recôncavo da Bahia, a Professora Mara, do PSD, vê sua candidatura respaldada por uma aliança que inclui PT, PL, PSD, PSB e mais outras siglas.
LEIA TAMBÉM:
Pagodeiros, repórteres e militares: Veja 10 'famosos' que vão tentar uma vaga na Câmara de Salvador
O PT, PCdoB e PV estão juntos em um bloco que atua nacionalmente como um único partido na federação partidária 'Brasil da Esperança'. Essa federação pode formar coligações com outras legendas, como o PL, para disputar eleições regionais, sem comprometer a continuidade da federação após o término das eleições.
A junção entre o PT e o PL se repete em 80 municípios em todo o Brasil. O Maranhão é o estado com mais candidaturas apoiadas pelas duas legendas. São Paulo é o segundo estado, com 12 candidatos com aval dos dois partidos.