Eleições 2024

Prefeita Sheila Lemos afirma que vai recorrer ao TSE contra decisão do TRE-BA: "Estou candidatíssima"

TRE-BA considerou a gestora inelegível na tarde desta segunda-feira (23) por 4 votos a 3

Divulgação
Divulgação

Considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na tarde desta segunda-feira (23), a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), informou que vai recorrer contra a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O pedido de registro de candidatura de Sheila Lemos foi deferido pela Justiça Eleitoral na primeira instância, em Conquista, pelo juiz João Lemos Rodrigues. No entanto, houve um pedido de impugnação feito pela coligação adversária "A força para mudar Conquista" e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) sob o argumento de que a gestora estaria inelegível porque eventual eleição poderia configurar terceiro mandato do mesmo grupo familiar no Executivo. 

O motivo do questionamento é que Irma Lemos, mãe de Sheila, exerceu o cargo de prefeita durante 24 dias na gestão de Herzem Gusmão (2016 a 2020). Quando Herzem se reelegeu para novo governo em 2021, em função do seu estado de saúde e posterior falecimento, quem assumiu foi Sheila Lemos. A passagem do cargo, inclusive, argumentam os partidos adversários, ocorreu de mãe para filha.

Após tomar conhecimento do resultado do julgamento proferido pela Corte baiana, Sheila e sua equipe jurídica reafirmaram a confiança na reversão da decisão, pois há jurisprudência no próprio TSE sobre a questão. 

"Sheila Lemos sempre atuou dentro dos parâmetros legais, e acredita que, com serenidade e firmeza, o TSE irá reconhecer a legitimidade de sua candidatura. O departamento jurídico da candidata afirmou que continuará a defender o direito de Sheila e de todos os conquistenses que confiam no seu trabalho e  no compromisso com o desenvolvimento de nossa cidade”, informou a assessoria de comunicação da prefeiturável.

Sheila, por sua vez, frisou que “segue convicta de que a Justiça prevalecerá”.

Assista ao vídeo em que a prefeita reafirma a confiança na Justiça Eleitoral: