O pré-candidato à Prefeitura de Santa Maria da Vitória (oeste da Bahia) nas eleições de 2024, André Luiz de Oliveira, afirmou que vem sofrendo ameaças de morte, por telefone, se seguir com o desejo de se manter o cenário político da região.
De acordo com ele, uma das ligações foi feita para o comércio do qual é dono. Ao atender, Oliveira ouviu xingamentos de uma pessoa que usava gírias utilizadas por membros de facções criminosas. Na ligação, o pré-candidato teria sido ameaçado a desistir do pleito municipal sob o risco de ser morto dentro do próprio estabelecimento.
"No início não entendi, achei se tratar de uma brincadeira", disse ele ao Informe Baiano. "Mas depois percebi que era sério, fingi não entender e coloquei no viva voz, para que outras pessoas testemunhassem o que acontecia”, completou Oliveira, que registrou uma queixa na delegacia da cidade.
Repúdio
Após o fato, o deputado estadual Diego Castro (PL) expressou o repúdio às ameaças denunciadas pelo pré-candidato a prefeito de Santa Maria da Vitória. "Repudiamos veementemente qualquer forma de intimidação no cenário político. É fundamental garantir a segurança e a integridade dos envolvidos no processo”, declarou o parlamentar
“Atentados à integridade e à liberdade política são inaceitáveis. Repudiamos com firmeza esses atos, defendendo um ambiente democrático onde o diálogo prevaleça sobre a violência”, acrescentou o liberal.