Com a eleição marcada para este domingo (6), o município de Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos da Bahia, se prepara para definir seu próximo prefeito em um cenário eleitoral polarizado. Entre os cinco candidatos que disputam a cadeira do Executivo municipal, a corrida se acirra entre o atual prefeito Jânio Natal (PL) e a ex-prefeita e deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), ambos liderando as pesquisas de intenção de voto.
De acordo com o último levantamento do Instituto Lovisky Estatística, Cláudia Oliveira surge na frente, com 47,83% das intenções de voto, enquanto Jânio Natal, que busca a reeleição, aparece com 32,43%. A pesquisa ouviu 552 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3,5% e o nível de confiança é de 90%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número BA-05865/2024.
A polarização entre Cláudia e Jânio reflete a divisão de um eleitorado de 114.539 eleitores aptos a votar no próximo domingo.
Jânio Natal, que tenta se manter à frente da prefeitura, foi eleito em 2020 com 41,17% dos votos, somando 28.366 votos no total.
Embora Cláudia e Jânio sejam os principais concorrentes, outros nomes também participam da disputa. Luigi Rotunno (PSDB), empresário e CEO do Grupo La Torre, surge como uma terceira via, com 9,96% das intenções de voto.
Além de Luigi, Alyson Montezano (Novo) e Gabriela Borges Nega Van (PSOL) também concorrem, embora com menor força eleitoral. Alyson, com 1,63% nas pesquisas, e Gabriela, com 1,27%, completam o quadro de candidatos.