Candidato à reeleição em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) divulgou o seu Plano de Governo, intitulado “Pra Salvador seguir em frente”. Em 146 páginas, as propostas focam em diversos pontos críticos de sua gestão, entre elas o transporte público. O documento completo pode ser acessado através deste link.
"Os Eixos Estratégicos abrangem as áreas essenciais do desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico. Da mobilidade urbana, infraestrutura, inovação e manutenção da cidade. Os sete eixos refletem as competências das diferentes secretarias municipais, demonstra a continuidade do que foi iniciado e trazem novas propostas de futuro Propostas que se tornaram possíveis pela evolução experimentada por Salvador nos últimos anos", diz trecho do documento.
Neste quesito, o gestor municipal promete modernizar o sistema e entregar uma frota e ônibus 100% climatizada até 2028. Entre as propostas de transporte e mobilidade, o prefeito prevê ainda reduzir o tempo de deslocamento e aumentar a segurança e o conforto, ampliar ônibus elétricos do BRT, implantar o segundo eletroterminal de recarga, melhorar a acessibilidade do BRT, promover melhorias na iluminação, sinalização e acesso às estações do metrô e do BRT; integrar ciclofaixas e ciclovias às estações de metrô e BRT, implantar Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), requalificar as calçadas em eixos viários de acesso ao transporte coletivo e mais.
Para a melhoria do sistema viário, Bruno Reis promete ampliar a malha viária e implantar soluções para aumentar a fluidez, a acessibilidade e a sustentabilidade, construir o mergulho na Av. Mário Leal Ferreira—Luís Anselmo para permitir o acesso direto ao Bonocô, requalificar a Av. Ogunjá, duplicar o viaduto de conexão entre as avenidas Vasco da Gama e Ogunjá, implantar nova via de ligação entre Av. 29 de Março e Estrada Cia/Aeroporto, na altura da Via Metropolitana e mais.
Outra proposta são os "Corredores Verdes" que prevê arborizar e recompor a vegetação em corredores de transporte de alta e de baixa dinâmica. Na primeira situação, serão implantados corredores verdes em vias como Avenida Juracy Magalhães Júnior, que liga Rio Vermelho-Santa Cruz-Itaigara, Avenida Otávio Mangabeira, da orla Pituba a Itapuã e Rua Cônego Pereira, que liga Dois Leões-Sete Portas.