Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, que acontecem no dia 6 de outubro, chamou a atenção, ao longo da campanha, a ausência do presidente Lula (PT) nas campanhas dos candidatos ligados à esquerda. A expectativa era a de que o petista só fizesse atos "fora do expediente", o que não ocorreu.
No entanto, de acordo com o UOL, o chefe do Executivo federal esteve presente fisicamente em três cidades, sendo apenas uma na Região Nordeste: Fortaleza. Além dessas, Lula participou de atos em São Paulo e São Bernardo do Campo. De resto, apenas gravou vídeos (a exemplo do ocorreu com Geraldo [do MDB], em Salvador) e tirou fotos com candidatos.
Neste final de semana, o último antes do pleito, ele teria mais agendas, mas acabaram canceladas. Nos bastidores, interlocutores apontaram que, além da agenda corrida, ele queria evitar o excesso de exposição e a "ciumeira" entre os candidatos.
A capital paulista foi o único lugar onde ele esteve presente mais de uma vez, em apoio ao candidato Guilherme Boulos (PSOL), aonde o partido compõe a vice com Marta Suplicy. A maior cidade do país é vista como a "joia da coroa" para o presidente, com vistas às eleições presidenciais de 2026. Já Fortaleza é a maior cidade em que o PT tem candidato próprio.