Eleições 2024

Lideres de movimentos de trabalhadores defendem união de nomes para disputar prefeitura de Salvador; saiba quais

Em pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas no mês de março, o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) liderava as intenções de voto, com 38,1%. Na sequência do ranking apareciam Lídice da Mata (PSB), com 10,2%, João Roma (PL), com 7%, e Olívia Santana (PCdoB), com 6,6%. 

Divulgação
Divulgação

Embora ainda não existam nomes oficializados para disputar a prefeitura de Salvador nas eleições de 2024, movimentos de trabalhadores já discutem os quadros anunciados como possíveis pré-candidatos ao Palácio Thomé de Souza. Na última segunda-feira (17), lideranças da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) falaram ao portal Salvador FM sobre a viabilidade de uma chapa formada pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e o presidente da Conder, José Trindade (PSD).

Segundo o presidente da UGT, Marcelo Carvalho, Trindade e Olívia são nomes considerados representativos para os movimentos de trabalhadores. Ele destacou a atuação do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) na Câmara de Salvador, e de Olívia Santana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

“Ele [Trindade] foi vereador, líder da oposição na Câmara [de Salvador] e está à frente da Conder, executando importantes obras.Olívia Santana é uma grande deputada, conhece os anseios da cidade, é um nome muito orgânico. Pensamos que há viabilidade para uma chapa formada por esses dois nomes, Zé Trindade e Olívia”, disse. 

Na última semana, a UGT e outros movimentos sindicais, a exemplo da Força Sindical e Sindicato dos Gáficos da Bahia (Sindigráficos) participaram de uma reunião com o presidente da Conder, onde foram apresentadas pautas a Trindade. Na ocasião, conforme Carvalho, o chefe da Companhia de Desenvolvimento Urbano ainda não teria se anunciado como pré-candidato. Carvalho ainda salientou que a UGT “vai marchar na política de Jerônimo Rodrigues”. 

Língua do Povo

Outra representação que falou sobre a possibilidade foi Rosa de Souza, presidente da CTB, que defendeu uma candidatura encabeçada por Olívia Santana. “O PCdoB já apresenta Olívia Santana como uma candidata orgânica para disputar as eleições. É uma mulher negra, oriunda da periferia de Salvador, que conhece e sabe das lutas e interesses do povo e representa o segmento das mulheres”, disse. 

Questionada sobre a formulação Olívia e Trindade, Souza disse que a CTB apoiará a candidatura que observe a diversidade de Salvador. 

“Nós da CTB apoiamos o que é a melhor alternativa que Salvador pode ter, que fale a língua do povo, das mulheres, dos negros, da juventude e da sua diversidade que a cidade tem. Fazemos parte de uma Federação [formada por PV, PCdoB e PT], que decidirá o melhor para apresentar a cidade, e o nome de Olívia está posto”, defendeu. 

Ainda nesta semana, membros da Federação PV, PCdoB e PT participarão de uma reunião para discussão dos nomes que devem concorrer a eleição municipal pela base do governo da Bahia. A data e o horário ainda não foram definidos. A reportagem também tentou contato telefônico com representantes da Força Sindical Bahia e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Em pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas no mês de março, o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) liderava as intenções de votos, com 38,1%. Na sequência do ranking apareciam Lídice da Mata (PSB), com 10,2%, João Roma (PL), com 7%, e Olívia Santana (PCdoB), com 6,6%.