O vereador de Salvador, Arnando Lessa (PT) comemorou o crescimento de Geraldo Júnior (MDB) na disputa eleitoral de 2024. De acordo com a pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira (12), o vice-governador teve uma ascensão de seis pontos em relação ao último levantamento.
"Demonstra claramente a competitividade e a capacidade de crescimento da pré-candidatura de Geraldo Júnior à Prefeitura de Salvador, sem coordenação ainda política da campanha, sem pré-lançamento. Ainda exercendo o Governo na interinidade, portanto, impedido de fazer movimento político eleitoral, Geraldo tem esse crescimento de 6,4, enquanto o prefeito Bruno Reis tem uma pequena redução na sua avaliação", disse em entrevista ao Portal Salvador FM.
De acordo com os dados, Geraldo tem 18% das intenções de voto. Bruno Reis, por outro lado, teve uma queda de 51,9% para 51,4%. Nos votos válidos, Reis chega a 63%. Apesar da diferença, Lessa acredita que a disputa seja decidida apenas no segundo turno.
"O debate de Salvador vai acontecer no momento próprio e, portanto, há uma perspectiva real de um segundo turno, porque o Psol também está bem avaliado e a soma dos fatores da pesquisa, o percentual de Geraldo, o percentual do Psol, o percentual da candidata do Novo [Luciana Buck], os que não têm candidato ainda, e os que não votaram em ninguém, dá quase o empate técnico […] E até agora, nenhum movimento político estruturado foi feito pelos partidos que apoiam o Geraldo Jr e ele mesmo não fez ainda nenhum movimento de pré-lançamento de candidatura, de estrutura de coordenação, de conselho político da campanha", opinou o vereador.
Durante a entrevista, o edil relembrou as pesquisas realizadas durante as eleições estaduais de 2022, que apontavam para uma vitória de ACM Neto ao Governo da Bahia, ainda no primeiro turno.
"Obviamente são realidades diferentes, mas se formos olhar a campanha estadual em 2022, nesse exato momento, o governador Jerônimo tinha 3,6% e o candidato derrotado, o ex-prefeito ACM Neto, tinha 60 e poucos por cento. Então, são parâmetros diferentes, mas é um elemento que indica a competitividade, a possibilidade de crescimento. Quando ele colocar conteúdo na campanha, quando ele colocar o debate sobre a cidade que temos e a cidade que queremos, poderemos ter efetivamente uma boa performance e podemos ter competitividade e disputar ombro a ombro, apesar de reconhecermos que o prefeito Bruno Reis tem a máquina da prefeitura, tem uma boa avaliação, mas tem francos e tem situações que vão possibilitar um debate", finalizou.