Eleições 2024

Justiça Eleitoral proíbe manifestações em três cidades baianas para conter violência política

A decisão busca garantir a ordem pública e a segurança durante o processo eleitoral

Divulgação
Divulgação

O juiz eleitoral Gustavo Vargas Quinamo emitiu, nesta sexta-feira (4), uma portaria que proíbe a realização de manifestações coletivas em espaços públicos e comerciais nos municípios de Prado, Alcobaça e Caravelas, no extremo sul da Bahia. A medida, válida de 4 de outubro até o término do horário de votação, no domingo (6), visa conter o aumento da violência política registrado nos últimos dias nas localidades, que já resultou em uma vítima fatal no município de Prado.

A decisão busca garantir a ordem pública e a segurança durante o processo eleitoral. O magistrado ressaltou a necessidade de promover o livre exercício do voto, destacando que o clima de tensão nos três municípios exigiu uma resposta rigorosa.

A portaria também impõe a suspensão do porte de armas para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), além de qualquer cidadão que possua licença para porte de arma, exceto membros das forças de segurança. A suspensão se estende até às 23h59 do dia 7 de outubro.

Analistas políticos acreditam que a medida pode ser adotada em outros municípios da região, como Itamaraju e Jucuruçu, onde também há registro de instabilidade política.

As forças de segurança pública serão responsáveis pela aplicação e fiscalização das medidas determinadas pela Justiça Eleitoral.