Eleições 2024

Juazeiro: Zó pode deixar PCdoB caso PT mantenha apoio por Isaac Carvalho à Prefeitura

Zó foi alçado pelos comunistas como pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro

Divulgação/AL-BA
Divulgação/AL-BA

O deputado estadual pode deixar o PCdoB, e consequentemente à Federação com o PT e o PCdoB, caso os petistas mantenham a decisão de apoiar a candidatura de Isaac Carvalho (PT) à Prefeitura de Juazeiro — o comunista foi lançado pelo partido como postulante ao executivo municipal, mas tem visto o PT manter o suporte a Carvalho, que já foi gestor juazeirense.

Segundo o Política Livre, a manobra de Zó é defendida pelas lideranças ligadas ao parlamentar na cidade. Desta forma, ele migraria para uma legenda que faz parte da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Na "Terra das Carrancas", inclusive, tem chamado a atenção o fato de as reuniões promovidas por Zó em parceria com o deputado estadual Roberto Carlos (PV) – também pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro – não contar com a presença de representantes do PT.

Isso seria uma espécie de "reciprocidade" a Isaac Carvalho por ele estar realizando reuniões sem a presença de apoiadores de outras siglas, o que contribuiria para a união da base de Jerônimo. A atitude tem deixado os aliados no município indignados.

Vale lembrar que, em agosto do ano passado, os diretórios estadual e municipal do PT lançaram a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho à Prefeitura. Contudo, o petista pode não concorrer ao pleito de outubro após uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) torná-lo inelegível até 2030.