Eleições 2024

Juazeiro: partidos aliados criticam manutenção de candidatura de Isaac Carvalho

No PCdoB, o deputado Zó retirou sua pré-candidatura para apoiar Andrei da Caixa, do MDB

Rede Social/Arquivo Pessoal
Rede Social/Arquivo Pessoal

Em Juazeiro, o cenário eleitoral segue em ebulição na reta final do prazo para realização das convenções partidárias. Nesta segunda-feira (5), prazo final para os partidos apresentarem seus candidatos que irão às urnas em outubro, está prevista a convenção do pré-candidato Isaac Carvalho (PT).

No entanto, a manutenção desse projeto do ex-gestor petista tem incomodado partidos aliados como PCdoB, PSB, MDB e PV. Em nota conjunta divulgada nesta segunda, as quatro legendas condenaram a persistência de Isaac Carvalho e classificou o quadro como “insegurança jurídica”. 

“Diante dos recentes acontecimentos e visando preservar nossa autonomia política, o PCdoB, o PSB, o MDB e o PV, partidos que compõem a base dos governos federal e estadual, manifestam ser necessária a construção de uma saída política que unifique a base, uma alternativa para a cidade que tenha segurança jurídica para vencer a eleição e ter um governo num cenário de estabilidade”, apontou o grupo.

No comunicado, os partidos apontaram a necessidade de união do campo político para disputar a prefeitura atualmente comandada pela prefeita Suzana Ramos. “Há quase um ano, estamos a esperar uma decisão judicial definitiva que possibilite a elegibilidade de Isaac, companheiro com prestígio político na cidade e que tem o nosso respeito, mas desde então o quadro só foi se agravando com sucessivas derrotas na Justiça e o pré-candidato, apesar de sua incessante luta para se viabilizar, não conseguiu comprovar ter condições legais para ser candidato”, argumentaram os partidos na nota conjunta.

Ainda no documento, as agremiações ressaltam que não consideram prudente “inscrever um candidato nessa condição, por mais mérito que tenha, especialmente quando estes quatro partidos têm nomes viáveis para fazer a disputa”. 

Deputado Zó retira pré-candidatura

Neste domingo (4), o deputado Zó (PCdoB) anunciou a retirada da sua pré-candidatura para prefeito de Juazeiro. O parlamentar anunciou apoio ao candidato Andrei Gonçalves, conhecido como Andrei da Caixa (MDB). “Após meses de caminhada, ouvindo cada um de vocês e sonhando com um Juazeiro melhor, tomei a decisão de retirar minha pré-candidatura à prefeitura. Minha prioridade sempre foi e sempre será o bem de nossa cidade, e diante do cenário político atual e da falta de unidade dentro da federação, decidi apoiar o amigo Andrei Gonçalves, o Andrei da Caixa, como candidato a prefeito de Juazeiro”, informou o legislador em comunicado publicado na sua página no Instagram.

Além de Andrei da Caixa pelo MDB, o grupo ainda tem como pré-candidatos o deputado Roberto Carlos (PV) e Joseph Bandeira (PSB).