Eleições 2024

Itabuna: Saiba quem é o suplente de Pancadinha na AL-BA caso deputado priorize campanha à Prefeitura

Parlamentar da AL-BA está cotado para concorrer ao Executivo itabunense

Divulgação/AL-BA
Divulgação/AL-BA

Com a possibilidade concorrer à Prefeitura de Itabuna (sul da Bahia), em outubro deste ano, o deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) pode deixar o cargo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O objetivo seria focar de cabeça na campanha, sendo um dos principais adversários nas urnas a Augusto Castro (PSD), candidato à reeleição.

O afastamento, no entanto, só deve acontecer entre julho e agosto, no início da campanha eleitoral. Segundo o presidente do Solidariedade na Bahia, deputado estadual Luciano Araújo, Pancadinha teria afirmado que seria "muita contramão ir e voltar de Salvador para Itabuna". "[Ele] queria ficar mais presente na campanha", afirmou Araújo ao Política Livre.

Desta forma, quem "subiria" ao Legislativo baiano seria Pastor Tom, primeiro suplente do Solidariedade. Ele recebeu 26.403 votos em 2022. Em 2018, chegou a ser eleito deputado estadual, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020, por ausência de filiação partidária no registro de sua candidatura nas eleições de dois anos antes.

O deputado, à época, também foi acusado de usar a função de policial militar da ativa e omitir que ocupava o cargo de vereador em Feira de Santana na campanha eleitoral daquele ano.