O clima de incerteza ainda impera no cenário eleitoral da cidade de Ilhéus, localizada no sul da Bahia. Restando dois meses para que partidos e federações realizem suas convenções partidárias e deliberem sobre coligações e escolhas de candidatos aos cargos aos Poderes Executivo e Legislativo municipais, dez nomes se apresentam como pré-candidatos a prefeito.
Aliança ou disputa?
Pelo lado da oposição, União Brasil, PDT e PP disputam de forma velada quem vai capitanear o nome da chapa que vai concorrer à disputa eleitoral.
Principais nomes do União e PP na disputa, respectivamente, Valderico Júnior e Jabes Ribeiro entoam o discurso de que os partidos vão marchar juntos na campanha eleitoral. Entretanto, ambos entendem que quem deve ser o candidato deste grupo é o melhor colocado nas pesquisas. O porém é que ainda não há uma pesquisa oficial e, por enquanto, nenhum dos dois cede nessa "queda de braço".
O PDT, por sua vez, apresenta o nome do vereador Carlos Augusto, conhecido como Augustão, que foi para o partido após perder espaço no PT – ele tem sido o nome defendido pelo deputado federal e presidente estadual do partido, Félix Mendonça Júnior. Contudo, a legenda tem sido "cercada" por União Brasil e PP para fechar a tão sonhada aliança para disputa eleitoral na cidade.
O nome de Jerônimo
A ex-secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro (PT) é o nome do partido para disputa eleitoral em Ilhéus. Apesar de ser o nome do governador Jerônimo Rodrigues, a esquerda ainda não se convenceu que o nome de Adélia é o melhor para o pleito municipal, em outubro.
Nesse contexto, PSB e PSD mantêm seus nomes para disputa eleitoral. Apoiado pela deputada federal Lídice da Mata, Bebeto Galvão (PSB) fez o lançamento da sua pré-candidatura à prefeitura de Ilhéus, na semana passada. Atual vice-prefeito, o socialista rompeu com o gestor ilheense, Marão (PSD). Já o pessedista, nesse jogo de xadrez, declarou apoio à pré-candidatura do correligionário Bento Lima, secretário municipal de Governo.
Quatro correm por fora
Representando o grupo da extrema-direita na Bahia, o PL apresentou como nome, para disputa em Ilhéus, o Tenente Coronel Rezende. Já o partido Novo apresenta um nome feminino, a advogada Wanessa Gedeon. PSOL e Solidariedade, até agora, têm fugido da base do governo e apresentam como pré-candidatos os nomes de Markrisi Angeli (Psol) e Jerbinho (Solidariedade).