Eleições 2024

Giro Eleitoral/Barreiras: Agora vai? Pela 3ª vez, Tito busca eleição à Prefeitura; adversários querem adiar sonho

Na disputa na "capital do oeste", nomes como Danilo Henrique (PP) e Otoniel Teixeira (União) pretendem manter o sonho de Tito distante

Montagem | Reprodução/Instagram
Montagem | Reprodução/Instagram

As eleições de outubro de 2024 em Barreiras, considerada a "capital do Oeste baiano", vão colocar na mesa algumas correntes que, mesmo vivendo momentos distintos, tem semelhante objetivo: chegar ao Executivo municipal no dia 1º de janeiro de 2025.

Em um destes cenários está o ex-deputado federal Tito, que recentemente se filiou ao PT após deixar o Avante. Esta será a terceira vez a qual ele vai tentar se tornar prefeito de Barreiras. A estreia dele foi em 2016, quando era do PSDB. No entanto, ficou apenas na terceira colocação após receber 23,99% dos votos válidos, ficando atrás de Antônio Henrique (26,34%) e o eleito, Zito Barbosa (49,67%).

Em 2020, subiu um andar no pódio, ficando em segundo lugar, com 27,12%, melhorando o índice de quatro anos antes. No entanto, Zito recebeu 70,30% dos votos válidos e acabou reeleito sem dar chance aos adversários nas urnas. Agora, a expectativa é a de contar com o apoio do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para finalmente atingir o objetivo tão esperado. O ex-parlamentar vai, nesta quinta-feira (13), lançar a sua pré-candidatura a prefeito em um evento na cidade.

O segundo cenário envolve um herdeiro da política da região oeste da Bahia: Danilo Henrique, de 32 anos, filho do deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP), e neto do ex-prefeito da cidade, Antônio Henrique – ele foi gestor em duas oportunidades desde os anos 2000 (2001-2004 e 2013-2016). Na última eleição, em 2020, ele não disputou.

Em 2022, na última eleição para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o pai dele, Antônio Júnior, recebeu quase 50 mil votos e pode usar esse prestígio político em favor do filho para que o PP retome o comando de Barreiras após 12 anos. O lançamento da pré-candidatura de Danilo Henrique ocorreu no último mês de maio.

Zito quer manter hegemonia

O terceiro nome nesse panorama sobre as eleições em Barreiras envolve o atual prefeito: Zito Barbosa (União). Desde 2012, ele participou de todos os pleitos na cidade, tendo vencido os dois últimos – por isso não pode se eleger – e perdido para Antônio Henrique em há 12 anos.

Para manter a hegemonia do seu grupo político, o membro do União vai apoiar o ex-presidente da Câmara de Vereadores e publicitário, Otoniel Teixeira (União). Em 2020, o edil foi eleito para um novo mandato após receber 988 votos. O anúncio de que Otoniel seria o escolhido de Zito foi feito pelo próprio gestor municipal em fevereiro deste ano.

Pesquisa

Entre as poucas pesquisas divulgadas até então à Prefeitura de Barreiras, uma feita pelo Instituto Séculus e divulgada no dia 21 de abril apontou um equilíbrio entre Tito e Danilo Henrique. Enquanto o petista apareceu com 28,35% das intenções de voto, no cenário estimulado, o pepista vem com 25,38%. Como a margem de erro do levantamento, feito em parceria com o Bahia Notícias, é de 3,5%, ambos estão empatados tecnicamente.

Otoniel, por sua vez, aparece distante dos dois, na terceira colocação, com 11,5% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 15 e 17 de abril de 2024 e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n.º BA-08779/2024.

Outros nomes

Apesar de os três nomes citados acima serem os que devem centralizar as atenções dos eleitores barreirenses, outros postulantes tem sido cogitados ao pleito de outubro deste ano. Entre eles estão: Emerson Cardoso (Avante), atual vice-prefeito de Barreiras; Davi Schmidt (Novo), presidente de uma cooperativa agrícola na cidade; e Karlucia Macedo (MDB), ex-vice-prefeita de Barreiras e ex-secretária municipal de Assistência Social.