A venda de áreas verdes do município a grupos aliados ao atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi alvo de denúncia no episódio da propaganda eleitoral da coligação “Salvador pra Toda Gente” que foi ao ar nesta segunda-feira (30). O envolvimento do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na desafetação dos espaços públicos para a especulação imobiliária também é abordado na peça publicitária.
Os dados apresentados apontam que, nos últimos 10 anos, nas administrações de ACM Neto e Bruno Reis, foram vendidas 160 áreas de Salvador, num total de 958 mil metros quadrados, o equivalente a todo o bairro do Engenho Velho de Brotas. Espaços como o terreno onde hoje funciona o supermercado HiperIdeal, localizado na Avenida Juracy Magalhães, e o Atakarejo da Avenida Vasco da Gama são exemplos apresentados no programa.
O episódio lembra ainda que o Hiperideal é de propriedade de João Gualberto (PSDB), ex-prefeito de Mata de São João e aliado de Bruno Reis; enquanto o Atakarejo pertence ao empresário Teobaldo Costa (União Brasil), também ligado politicamente ao grupo chefiado por ACM Neto na Bahia.
“A desafetação foi autorizada pela Câmara Municipal, mas, do jeito que está sendo feito por esta prefeitura, é a cidade que sai perdendo. É preciso colocar limites. Não podemos perder nem mais uma área verde nesta cidade. É preciso dar mais transparência aos leilões e às vendas, e colocar o interesse da população acima do interesse dos amigos do prefeito. Salvador não está à venda”, condenou o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT).
Além de apontar as consequências da desafetação para o meio ambiente, o candidato a prefeito do MDB, Geraldo Júnior, defende que os terrenos deveriam ser utilizados para a construção de equipamentos públicos, como escolas, sempre voltados para a utilização coletiva dos cidadãos de Salvador.