O prefeito Bruno Reis (UB), candidato à reeleição, segue liderando as pesquisas de intenção de voto em Salvador com cenário que indica chance de eleição no primeiro turno. O segundo colocado nos levantamentos é o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
No estudo divulgado pelo Bahia Notícias nesta segunda-feira (2), realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bruno tem 68,3% de intenção de votos no cenário estimulado, contra 9,8% de Geraldo Júnior. Kleber Rosa, do Psol, aparece em terceiro lugar com 2,5%.
A sondagem do instituto também quis saber do eleitorado a avaliação da população soteropolitana em relação ao governo Bruno Reis. A gestão do candidato é aprovada por 76% dos entrevistados. No caso do governador Jerônimo Rodrigues (PT), apoiador da candidatura de Geraldo Júnior, a aprovação é de 49,1%. O governo do presidente Lula, também apoiador de Geraldo Júnior na capital, é aprovado por 60,5% da população consultada.
Na análise do professor de Ciência Política Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudio André, o candidato Geraldo Júnior terá como desafio buscar converter o voto do eleitorado que, historicamente, vota em candidatos da esquerda na capital baiana. "Esse resultado mostra que o eleitorado lulista e petista parece ainda não estar convertido na intenção de voto em apoiar Geraldo Júnior. Vejo que esse é um potencial que está colocado como principal estratégia da candidatura do vice-governador aqui na capital baiana", contextualizou.
O cientista político ainda apontou que essa estratégia poderá ser utilizada por Kleber Rosa, candidato a prefeito pelo Psol. "Kleber Rosa vai tentar atrair mais a atenção e a força desse eleitorado mais à esquerda na cidade que na série histórica vota no PT, no presidente Lula, no governador Jerônimo Rodrigues. Há uma força de potencial de crescimento que pode ser colocado no horizonte nos próximos dias. Esse é o grande desafio da campanha do vice-governador Geraldo Júnior", assegurou o professor em conversa com a reportagem do Portal Salvador FM.