Neste domingo (6), 426.887 eleitores do município de Feira de Santana estão aptos a votar em um dos três candidatos a prefeito que estão no páreo neste ano. Considerada a Princesa do Sertão, Feira de Santana tem uma população estimada em 657 mil habitantes, o que a coloca como a segunda maior cidade da Bahia, atrás somente de Salvador.
Essa será a quarta edição de um confronto já muito conhecido pelos feirenses: o duelo de José Ronaldo de Carvalho, do União Brasil, contra José Cerqueira de Santana Neto, do Partido dos Trabalhadores. Nas urnas, também estará correndo por fora o candidato Carlos Medeiros (Novo).
Zé Ronaldo e Zé Neto já disputaram a preferência do eleitorado feirense nos anos de 2004, 2012 e 2016. Todas as três tiveram Zé Ronaldo como vencedor. Se, por um lado o agora candidato do UB coleciona vitórias, o prefeiturável petista carrega no histórico quatro tentativas infrutíferas. Portanto, esta será a quinta vez que Zé Neto concorrerá ao Executivo da cidade.
RETROSPECTO
Em 2004, Zé Ronaldo já tinha sido eleito em 2000 e concorria à reeleição. Zé Neto estreava na corrida pela Prefeitura de Salvador. Nas urnas, o então gestor levou a melhor e obteve 68,48% dos votos. O petista ficou em terceiro lugar em sua estreia com 12,30% da preferência do eleitorado, que colocou Colbert Martins em segundo lugar com 19,20%.
O segundo reencontro de Zé Ronaldo e Zé Neto ocorreu em 2012. Em 2008, o PT lançou como candidato Sérgio Carneiro, que também não rendeu frutos para a legenda. Voltando a saga dos ‘Zés’, 2012 foi marcado pela eleição de Zé Ronaldo com 66,04% dos votos, ante 18,65% de Zé Neto.
Quatro anos depois, em 2016, novo confronto. Mas o resultado já conhecemos: Zé Ronaldo reeleito com 71,12%, enquanto Zé Neto ficou 15,71%. O então prefeito democrata renunciou ao cargo para concorrer ao Governo da Bahia em 2018, ocasião em que acabou derrotado pelo governador Rui Costa (PT). A Princesa do Sertão ficou sob o comando do então vice-prefeito Colbert Martins (MDB).
Em 2020, sem Zé Ronaldo, Zé Neto enfrentou Colbert Martins e chegou a levar a disputa para o segundo turno. No primeiro turno, o petista viu seu nome à frente da corrida pela primeira vez na história: obteve 41,55% dos sufrágios, contra 38,18% de Colbert. No segundo turno, o emedebista levou a melhor e reverteu o quadro conquistando 54,42% dos votos, enquanto Zé Neto ficou com 45,58%.
Zé Neto chega à eleição deste ano de 2024 com a coligação “Pra fazer o futuro acontecer”, abarcando partidos como Podemos, Avante, Agir, PSB, PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação Psol/Rede. Concorrendo ao posto de vice, o cantor gospel Sandro Nazireu (Podemos) tentará ser o elo com os públicos evangélico e conservador da cidade.
Zé Ronaldo lidera a coligação “O amor sempre vence” e tem como aliados os partidos PDT, Republicanos, PL, PRD, DC, PRTB, Mobiliza, PMB, Solidariedade e a Federação PSDB/Cidadania. No posto de candidato a vice-prefeito está o deputado Pablo Roberto (PSDB), que desistiu de concorrer à prefeitura para compor a chapa com o ex-prefeito. Outro nome que havia se colocado como pré-candidato e decidiu se retirar do páreo para apoiar Zé Ronaldo foi o deputado federal Capitão Alden (PL).
O empresário Carlos Medeiros (Novo) tem como candidato a vice o correligionário Franklin Franco. Esta será a segunda vez que Medeiros concorre ao Executivo feirense. A primeira tentativa ocorreu em 2020, quando o empreendedor obteve 7.259 votos.
DISTANCIAMENTO
Embora Colbert Martins tenha integrado o grupo político de Zé Ronaldo desde 2016, seu apoio não tem sido requisitado pelo candidato do União Brasil nesta campanha. O MDB, partido de Colbert Martins, está apoiando o candidato Zé Neto. Esse movimento do partido levou Colbert Martins a dizer, em agosto, que pediria afastamento do MDB por discordar da posição adotada no município, mas não houve um gesto de aceno ou apoio a Zé Ronaldo.
Por outro lado, o próprio Zé Ronaldo deu a entender que não quer ter sua imagem atrelada à gestão de Colbert Martins. Ele acionou a Justiça para impedir que Zé Neto veiculasse jingle e postagens associando sua imagem ao prefeito. A defesa argumentou que as peças do petista poderiam confundir os eleitores feirenses.
VOTO A VOTO
Na análise do histórico de Zé Neto em suas tentativas de eleição para a Prefeitura de Feira de Santana, há uma relativa evolução no número de votos obtidos. Para o próximo dia 6, as pesquisas de intenção de votos indicam cenário de liderança do petista.
No dia 1º de outubro, por exemplo, uma pesquisa contratada pela Salvador FM, realizada pelo instituto IPM Brasil, mostrou que Zé Neto tem chance de se eleger no primeiro turno com o apoio do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O deputado federal do PT tem 51% dos votos válidos, enquanto Zé Ronaldo, com apoios de ACM Neto (UB), Colbert Martins (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), soma 44,1%. Carlos Medeiros (Novo) tem 4,9% das intenções de voto.
No estudo estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Zé Neto lidera com 39,8% das intenções de voto, Zé Ronaldo tem 38,9% e Carlos Medeiros surge com 3,1%. Os que não votam em nenhum dos candidatos somam 9,3%, branco/nulo 1,8%, não sabem ou não responderam totalizam 7,1%.
A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 19 de setembro, entrevistou 451 pessoas e está registrada no TSE sob número BA-05073/2024.