Com o objetivo de dificultar a impugnação de candidaturas no pleito eleitoral de 2024, dirigentes de tês federações partidárias pretendem apresentar em 15 dias uma porposta conjunta à Câmara dos Deputados. Segundo informações divulgadas pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, uma reunião na última quarta-feira (16) contou com a presença de representantes das federações PT-PCdoB-PV, PSOL-Rede e PSDB-Cidadania, e foi organizada com o objetivo de discutir a proposta.
Ainda conforme a coluna, a principal pauta em questão foi o fato de a lei ser omissa quanto à responsabilização de candidaturas da federação por problemas contábeis de um de seus membros. Por essa razão, as federações decidiram criar formar um grupo de trabalho para propor uma solução para esses casos. O texto precisa de aprovação até o dia 6 de outubro, um ano antes das eleições.
A secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, falou defendeu o projeto para resolução das questões contábeis entre as federações.
“As federações são unidas na política, mas seguem autônomas quanto à prestação de contas. Nosso entendimento é que problemas contábeis de um partido membro não podem levar à punição dos demais”, ddefendeu.