Pela facilidade de injetar o dinheiro no caixa de aliados, deputados vem utilizando uma modalidade de repasse conhecida como emenda Pix para turbinar caixas de prefeituras comandadas por parentes com o envio de transferências especiais.
Conforme a Folha, esse tipo de transferência soma cerca de R$ 4,4 bilhões neste ano e é direcionada principalmente os Executivos municipais. Ademais, a emenda tem baixa transparência, pois não é necessário apontar em que área a verba será aplicada.
Um dos exemplos citados pela publicação paulista é o do deputado federal Elmar Nascimento, líder da União Brasil na Câmara. Ele enviou cerca de R$ 10 milhões a Campo Formoso (norte da Bahia), cidade governada pelo irmão, Elmo Nascimento (União), que vai disputar a reeleição.
Antes de ser eleito, Elmo foi superintendente da estatal Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), quando direcionou equipamentos para o mesmo município.
À Folha, Elmar diz que seu mandato representa municípios da Bahia e que Campo Formoso é sua cidade natal e é responsável por suas maiores votações.