O candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), afirmou nesta sexta-feira (20) que pretende melhorar a infraestrutura das ilhas de Salvador, caso seja eleito. Durante uma caminhada no bairro de São Tomé de Paripe, Geraldo destacou a necessidade de garantir que as ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos se tornem autossustentáveis, promovendo emprego e renda para os moradores dessas regiões.
Geraldo criticou a gestão atual por, segundo ele, negligenciar essas áreas e afirmou que, junto com sua vice Fabya Reis (PT), se compromete a revitalizar as ilhas, restaurando áreas degradadas e envolvendo as comunidades em projetos de preservação ambiental.
O candidato também apontou a importância de incluir as ilhas no circuito turístico de Salvador como estratégia para gerar renda. Entre as propostas, estão a requalificação e ampliação do Atracadouro de Plataforma, além do desenvolvimento de um Parque Gastronômico na região, com foco na valorização da cultura e gastronomia local. Ele também destacou planos de estruturar roteiros turísticos para fomentar o turismo náutico e comunitário nas ilhas.
Além disso, Geraldo Júnior mencionou a proposta de reestruturar o Sistema de Transporte Marinho, visando uma melhor integração entre Salvador e as ilhas, facilitando o desenvolvimento econômico. O candidato, que conta com o apoio do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), defende que essa é uma forma de promover um crescimento mais igualitário para toda a cidade.
Segundo o plano de governo de Geraldo e Fabya, a região do Subúrbio e as ilhas de Salvador também serão contempladas com obras para melhorar a qualidade de vida, incluindo a construção de creches, uma Escola em Tempo Integral, Centros de Reabilitação, CRAS, CAPS, o Parque da Paz e unidades de acolhimento à população em situação de rua.