O PSD, liderado na Bahia pelo senador Otto Alencar, decidiu intervir na comissão provisória da legenda em Juazeiro para anular a convenção partidária já realizada e designou novos candidatos para concorrer à prefeitura da cidade. Com anuência da direção nacional do PSD, o partido decidiu lançar Celso Carvalho, sobrinho de Isaac Carvalho, para o cargo de prefeito com o coronel Anselmo Bispo concorrendo ao posto de vice-prefeito.
Em nota, o PSD baiano informou que a intervenção está amparada nas diretrizes do órgão nacional do partido, conforme prevê a legislação eleitoral. No comunicado encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o partido frisou que a alteração de candidaturas está prevista em lei. "Registra-se que a presente comunicação está dentro do prazo legal previsto no §3º do art. 7º da Lei nº 9.504/97 e no Calendário Eleitoral do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], quer seja, 14 de setembro como prazo limite", apontou.
Ainda no documento, o PSD relatou que os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito deverão ser realizados em até 10 dias a partir desta segunda-feira (19).
IMPASSE ENTRE ALIADOS
A cidade de Juazeiro foi palco, ao longo dos últimos dias, de uma acalorada discussão em torno de qual nome da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) iria representar o grupo na corrida pela prefeitura. Os partidos chegaram à reta final do prazo para registro de candidaturas sem consenso, o que motivou a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, a decidir pelo apoio a Andrei da Caixa, candidato pelo MDB.
O ex-prefeito Isaac Carvalho chegou a lançar seu nome pelo PT, mas sua situação de inelegibilidade fez com que os aliados recuassem no apoio ao seu nome. Como não teve amparo entre seu grupo, ele decidiu marchar, agora, com o sobrinho como candidato pelo PSD.
Agora, além de Andrei da Caixa e Celso Carvalho, estão na corrida pelo Executivo a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB) e Márcio Jandir (PP).