Um dos postulantes ao cargo vago no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), após a aposentadoria do conselheiro Fernando Vita, o deputado estadual Roberto Carlos (PV) lançou a pré-candidatura dele à Prefeitura de Juazeiro, no norte do estado, nas eleições de 2024.
Além do "verde", estão na corrida à Corte de Contas os também deputados estaduais Rogério Andrade (MDB), Paulo Rangel (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB). Fora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), outro postulante é o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos).
Com relação à disputa na "Cidade das Carrancas", além da prefeita Suzana Ramos (PSDB) – que deve tentar à reeleição -, outros nomes postos para o pleito do próximo ano são os do deputado estadual Zó (PCdoB) e do ex-chefe do Executivo juazeirense, Isaac Carvalho (PT). Pelo MDB, um nome cotado é o de Andrei da Caixa.
A questão é que, como fazem parte de uma Federação, o PT, PCdoB e PV precisam chegar a um consenso sobre qual dos três – ou até mesmo optar por um nome de fora desse bloco – fará frente a Suzana Ramos em 2024.
"Com muita emoção, anunciei oficialmente minha pré-candidatura a prefeito de nossa cidade, um compromisso que carrega consigo a determinação de posicionar Juazeiro na 'Primeira Divisão' da política estadual e nacional", escreveu Roberto Carlos em uma postagem nas redes sociais.
O parlamentar pontuou que o passo dado conta com o apoio do ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, além de senadores e de diversas outras lideranças políticas baianas.
"Confio plenamente em nossa capacidade de transformação e no potencial que nossa cidade tem para se destacar. Com dedicação, experiência e eficiência, tenho a convicção de que serei um excelente representante para todos vocês. Juazeiro só tem a ganhar com a nossa gestão comprometida e voltada para o bem-estar de cada cidadão", completou Roberto Carlos.