Eleições 2024

Damico defende desmilitarização da polícia para redução da violência nas comunidades

O candidato do PCB foi o sabatinado pela Rádio Piatã FM na manhã desta quinta-feira (19)

Divulgação
Divulgação

O candidato a prefeito de Salvador, Giovani Damico (PCB), foi o sabatinado pela Rádio Piatã FM na manhã desta quinta-feira (19). Na oportunidade, o prefeiturável falou de propostas para setores como educação, segurança pública, saúde e mobilidade urbana.

Após defender a retirada de armas letais da Guarda Municipal, o candidato foi enfático ao argumentar pela desmilitarização da polícia como reduzir a violência nas comunidades. "A gente não pode esquecer que a criminalidade está cada vez mais armada e um dos motivos disso é o modelo de enfrentamento que o Estado vem fazendo. O Estado aumenta cada vez mais seu calibre de armamento e a criminalidade vai e atende à demanda. Se tem tanque blindado entrando nas comunidades, as facções vão providenciar armamento que consiga atravessar blindados. É uma lógica de confronto de guerra", contextualizou Damico.

O candidato também frisou a necessidade de refletir sobre mecanismos que proporcionam poder às facções criminosas. "Quando a gente trabalha a ótica de desmilitarização, por um lado, se a violência do Estado com a comunidade diminui, a necessidade de resposta das facções diminui, mas claro que não para por aí. A gente precisa parar para refletir quais são os mecanismos que continuam fortalecendo a criminalidade", disse.