Na próxima legislatura da Câmara Municipal de Salvador, 2025-2028, um novo nome promete agitar os debates: Sandro Filho (PP), de apenas 19 anos, será o mais jovem vereador da capital baiana. Morador de Coutos, bairro do subúrbio soteropolitano, ele obteve 12.565 votos nas urnas no último domingo (6).
Liderança do Movimento Brasil Livre (MBL), Sandro Filho acumula 127 mil seguidores no Instagram, onde se define como “cristão, guiado por Deus” e crítico ferrenho da segurança pública do estado. A postura provocadora do jovem político, no entanto, já o colocou no centro de várias polêmicas com nomes da política baiana.
Entre os embates mais notórios está a sua rixa com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Em um episódio, Sandro Filho questionou diretamente o vice-governador e seu filho, o deputado estadual Matheus Ferreira (MDB), sobre a proximidade da família com os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima.
Outro confronto aconteceu com o candidato do PSOL à Prefeitura de Salvador, Kleber Rosa, que ficou em segundo lugar na disputa. Durante a campanha, Sandro Filho criticou duramente o cenário da segurança pública na cidade, o que quase levou os dois a um confronto físico em meio a um debate acirrado.
Sandro também já mediu forças com a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), que não conseguiu reeleição nas urnas. “Vou continuar batendo de frente com tudo aquilo que acho errado, mas agora vou ter a voz no plenário, vou ter o microfone”, garantiu o jovem vereador, ressaltando que, embora antes fosse visto como um provocador, agora tem o poder para implementar mudanças.