Eleições 2024

Conheça menor cidade do país onde mulher e ex-marido alternam prefeitura há 24 anos

Serra da Saudade é marcada por uma alternância de poder entre Neusa e Alaôr desde 2001

Reprodução/Prefeitura Serra da Saudade
Reprodução/Prefeitura Serra da Saudade

Serra da Saudade, cidade mineira com a menor população do Brasil, com apenas 854 habitantes, se prepara para um cenário político já conhecido. Neusa Ribeiro (PP), ex-esposa do atual prefeito Alaôr Machado (PP), desponta como favorita para assumir a prefeitura no próximo ano. A servidora aposentada já governou o município de 2009 a 2016 e deverá suceder Alaôr, que está em seu quinto mandato. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Serra da Saudade é marcada por uma alternância de poder entre Neusa e Alaôr desde 2001. Neusa, embora veja sua candidatura como uma continuidade, afirma que sua gestão terá características próprias e nega trabalhar em parceria com o ex-marido durante a campanha. Mesmo após a separação em 2004, ambos mantêm uma relação cordial e uma clara distinção entre suas administrações.

Com uma extensão territorial maior que Belo Horizonte, Serra da Saudade possui uma das menores densidades demográficas do país, com apenas 2,48 habitantes por quilômetro quadrado. A economia local é sustentada, em grande parte, pela pecuária na zona rural, onde vive a maioria da população. No pequeno centro urbano, cerca de 400 moradores se concentram, com 150 deles trabalhando na administração pública. 

Derli Donizete (Avante), que tenta pela terceira vez conquistar a prefeitura, critica o domínio de seus adversários. A maioria dos 18 candidatos a vereador apoia Neusa, reforçando as chances de continuidade na administração.