Eleições 2024

Com a presença de Moema, Rosalvo e Naide promovem PGP Mulher em Lauro de Freitas

Antônio Rosalvo e Naide Brito são pré-candidatos a prefeito e vice em Lauro de Freitas, respectivamente

Danilo Magalhães
Danilo Magalhães

Os pré-candidatos a prefeito e vice de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador), Antônio Rosalvo (PT) e Naide Brito (PT), respectivamente, participaram neste sábado (13), do PGP Mulher, o primeiro Programa temático da série "Lauro tá on!".

O evento contou com a presença de lideranças comunitárias, assim como o da prefeita Moema Gramacho (PT). Entre os principais pedidos da comunidade à chapa – que tem o apoio de 17 partidos políticos -, estão a maior celeridade nas ações de prevenção e pós-cuidados para as pacientes com Câncer, na Rede Municipal de Saúde; prioridade ao Conselho Municipal da Mulher; maior atenção às mulheres idosas; novos investimentos em creches, em transporte público e editais de cultura para valorizar artistas locais.

Na oportunidade, Moema anunciou, um investimento de R$ 103 milhões – com recursos federais – para construção de uma maternidade voltada para parto humanizado, assim como para a aquisição de mais 30 ônibus elétricos e a construção dois novos postos de saúde e uma creche-escola. 

Por sua vez, Rosalvo afirmou que a escuta à comunidade é a melhor forma de elaboração de um programa de governo realmente participativo, que não seja construído apenas nos gabinetes. Ele lembrou, durante o encontro, que nas três gestões como vereador e presidente da Câmara apresentou – e teve aprovados – projetos voltados para a melhoria da vida das mulheres, como a lei que prevê a presença de doulas no momento do parto, justamente para humanizar a atenção materno-infantil. 

A pré-candidata a vice, Naide Brito, classificou como inovador o processo de elaboração do PGP Mulher, com a participação efetiva de todos os partidos da coligação. “Aqui foi uma construção coletiva, por uma comissão de mulheres desses partidos. Aprendemos a participar, a nos emancipar, a sentir que o lugar da mulher é onde ela quiser”, declarou.