Um pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto Foco Bahia, em parceria com o BNews, mostra que o candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), apresenta chance de vitória ainda no primeiro turno. A diferença entre o candidato do PT e o candidato do prefeito Antônio Elinaldo, Flávio Matos (UB), cresceu para 16 pontos percentuais considerando os votos válidos. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (2).
Quando considerado o cenário de votos válidos, Caetano tem 55%, seguido por Flávio, com 39%. O candidato Oswaldinho (MDB) tem 3%, Cleiton (Novo) tem 2% e Cleiton Santos (PCO) aparece com 1%.
Além dos números de intenção de voto que demonstra um favoritismo consolidade do candidato do PT, que tem o apoio do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, também chama a atenção os números da rejeição pois isso praticamente determina o potencial eleitoral dos candidatos. Nesse item, o candidato do prefeito Elinaldo e do ex-presidente Bolsonaro, Flávio Matos, é o campeão disparado da rejeição com um percentual de 42 pontos, o dobro do candidato Luiz Caetano.
Levando em conta que estamos a apenas 4 dias da eleição, o candidato do PT, que promete uma gestão alinhada com o governador Jerônimo e com o presidente Lula, hoje é praticamente imbatível pois já consolidou uma importante vantagem difícil de ser superada.
Do outro lado, o candidato Flávio Matos, que representa o grupo político do prefeito Elinaldo e do ex-presidente Bolsonaro, ambos com altos índices de rejeição em Camaçari, parece que atingiu seu teto máximo.
A pesquisa realizada pelo Instituto Foco Bahia Pesquisas/BNews, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06996/2024, entrevistou 1000 eleitores de Camaçari.