O candidato da “Coligação da Mudança”, Luiz Caetano (PT), foi eleito prefeito de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na noite deste domingo (27), com 50,92% dos votos. Sua vice é a Pastora Déa. O petista derrotou o candidato Flávio Matos (União Brasil), que garantiu 49,08%. Foram 1.949 votos brancos, 5.137 nulos e 40.379 abstenções.
Caetano já governou a Prefeitura de Camaçari em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, foi secretário de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues e retorna ao município com o discurso de mudança.
Segundo turno tenso
Desde os primeiros dias do segundo turno das eleições no município de Camaçari que episódios de disputa acirrada, e até momentos de tensão, foram registrados. Trocas de acusações, processos judiciais marcaram o momento eleitoral.
Segunda maior economia
O município teve segundo turno pela primeira vez na história. Ao lado dos partidos aliados, Avante, PSB, PSD, Solidariedade, PODE e a federação composta por PT, PCdoB e PV, Caetano vai comandar a segunda maior economia do estado.
Camaçari: Uma cidade estratégica na Bahia
Camaçari ocupa uma posição de destaque no cenário estadual, sendo a quarta cidade mais populosa da Bahia e um importante centro econômico, especialmente devido ao seu Polo Industrial, um dos mais antigos do Brasil.
Além disso, sua proximidade com Salvador e a vasta oferta de empregos diretos e serviços diversificados fazem de Camaçari uma cidade altamente desejada pelo PT e pelo União Brasil.
Com isso, a disputa eleitoral em Camaçari se tornou ponto-chave no cenário, também, nacional.
Expansão Econômica
Nos próximos anos, Camaçari se prepara para um crescimento ainda maior, com a chegada de grandes empresas multinacionais. A BYD, fabricante de veículos elétricos, foi recentemente anunciada pelo Governo do Estado e deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos. Outra novidade é a empresa alemã Siemex, anunciada em julho pela Prefeitura de Camaçari, que deverá abrir mais de 3 mil vagas de trabalho.