Eleições 2024

Bruno Reis e Ana Paula reeditam eleições de 2000 e Salvador pode ser governada pela mesma dupla após 19 anos

A última vez que esse movimento ocorreu foi nas eleições de 2000

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Oficializados nesta segunda-feira (3) como pré-candidato a prefeito e vice-prefeita para disputa das eleições de outubro, Bruno Reis (União Brasil) e Ana Paula Matos (PDT) realizaram um movimento não visto na política de Salvador há 19 anos: esta é a segunda vez na história de Salvador que a mesma dupla de prefeito e vice busca a reeleição. 

A última vez que esse movimento ocorreu foi nas eleições de 2000, quando Antônio Imbassahy e Marcos Medrado foram reeleitos para os respectivos cargos. Desde então, o ex-prefeito João Henrique (PL) governou por dois mandatos, mas com diferentes vices: Marcelo Guimarães (2005-2008) e Edvaldo Brito (2009-2012). Da mesma forma, ACM Neto (União Brasil), que também exerceu a prefeitura por dois mandatos, teve como vices Célia Sacramento (2013-2016) e o próprio Bruno Reis (2017-2021).

O anúncio da pré-candidatura de Reis e Matos aconteceu no Quality Hotel & Suítes São Salvador, no bairro do Stiep. "Falo em alto e bom som, afirmo a vocês que a partir de hoje eu estou a disposição do povo dessa terra que eu tanto amo", discursou o prefeito.

A manutenção de Ana Paula Matos no cargo ganhou mais força no fim de semana, após o Republicanos, um dos partidos que reivindicava o posto, deixar o prefeito "à vontade" para definir o nome.

O gestor municipal pontuou o apoio de ao menos 13 partidos para a sua reeleição, sendo eles: PDT, PSDB, Cidadania, Progressistas, Republicanos, PL, Democracia Cristã, PRD, NOVO, PMB, PRTB, PMN.