No próximo dia 6, eleitores de todo o país vão às urnas para escolha de representantes para o Executivo e Legislativo nos municípios. Na Bahia, dentre as 417 cidades, o PSD candidato concorrendo ao cargo de prefeito em 230 delas.
O partido comandado no estado pelo senador Otto Alencar mantém a hegemonia quando o assunto é número de prefeitos nos municípios baianos. Em 2020, a legenda teve 242 postulantes ao posto, seguida pelo PP, que tinha 177.
No entanto, neste ano de 2024, o partido liderado na Bahia pelo deputado federal Mário Negromonte Júnior ocupa o quinto lugar no ranking de legendas com maior número de candidaturas ao Executivo, com apenas 84 prefeituráveis.
Um mudança de rota e comando entre 2020 e as eleições deste ano fez com que prefeitos levantassem voo para outra agremiação. No pleito de 2022, quando Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UB) duelavam pelo governo estadual, o PP migrou da base petista para o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador. O ex-deputado federal Ronaldo Carletto deixou a sigla progressista e assumiu o comando do Avante na Bahia.
Carletto levou consigo lideranças políticas de diversas cidades, o que já apresentou resultados no quantitativo de candidaturas neste ano. Em 2020, o Avante teve 31 postulantes ao cargo de prefeito. Agora, em 2024, esse número foi para 131, tornando o terceiro partido com maior número de prefeituráveis na Bahia.
O segundo colocado neste ano é o PT, com 159 candidatos a prefeito, ante 150 em 2020. O PSD é o primeiro colocado nesta lista com 230 concorrentes ao Executivo.
Em quarto lugar, está o MDB, que saiu de 39 candidaturas em 2020 para 119 neste ano.
O União Brasil, que passou por fusão com o PSL, teve 95 candidatos a prefeito em 2020, mas passou para 81 neste ano.
O PSB, dirigido na Bahia pela ex-senadora e deputada federal Lídice da Mata, tinha 82 candidaturas concorrendo ao posto de prefeito há quatro anos. Agora, o número caiu para 52.
Confira a seguir o quadro comparativo de candidaturas a prefeito por partido na Bahia: