A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) analisou o cenário político de Salvador ao falar sobre a influência do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital baiana nas eleições deste domingo (6).
“Minha expectativa é que essa eleição, sendo uma eleição pós a retomada de Lula e uma derrota da extrema direita no Brasil, que nós possamos afirmar, consolidar essa vitória. Foi uma vitória apertada de Lula, nós temos minoria no Congresso Nacional e precisamos fazer um cinturão protetivo com prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que apoiem o retorno das políticas públicas, apoiando essas decisões nacionais do ponto de vista do vetor social. Portanto, elas não são só eleições municipais, elas são eleições também nacionais, na medida que afirmarão a tendência política que o Brasil adotará nos próximos anos”, diz a deputada.
Alice também falou sobre o favoritismo do atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, à reeleição. Bruno tem aparecido na frente nas pesquisas eleitorais de intenção de voto. Contudo, a deputada do PCdoB se apoia em viradas recentes.
“Há lugares em que nós vamos ganhar, outros que não vamos ganhar, mas aqui em Salvador me anima muito. Digamos assim, a afirmação dessa frente ampla. A frente ampla que elegeu o Jerônimo, a frente ampla que deu a maior vitória nacional a Lula. Então essa frente ampla pode falar silenciosamente, já que não detém parte dos meios de comunicação abertos. Então nós sabemos que há uma experiência de governo já de muitos anos em Salvador. É difícil enfrentá-la, mas nós estamos enfrentando com muita altivez e demarcando nosso espaço”, explica Alice Portugal.