Outra cidade da Bahia vem chamando a atenção, além de Vitória da Conquista, pelo fato de ter o seu prefeito eleito com pendência junto à Justiça Eleitoral. Vale lembrar que, na "Suíça baiana", Sheila Lemos (União) recebeu mais de 58% dos votos válidos – ela foi a escolha de 116.488 eleitores no município localizado na região sudoeste.
Em Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, Bonifácio (MDB) venceu o pleito com 9.999 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – 55,06%. Ele bateu Marivaldo Leite (PSD), candidato apoiado pelo atual gestor municipal, Cláudio Serrada (PSD), e pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), nascido na cidade – Marivaldo recebeu 7.586 votos (41,77%).
Porém, o emedebista terá de aguardar a decisão da Justiça para saber se tomará posse no cargo de prefeito no dia 1º de janeiro de 2025. O site do TSE apontou que o resultado dele está "anulado sub judice".
Por conta deste cenário, a situação de Bonifácio e Sheila é a seguinte: caso a Justiça Eleitoral acate os recursos de ambos, eles poderão ser empossados. Do contrário, novas eleições deverão ser realizadas. Desta forma, quem assume a Prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, de maneira interina.