O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo, 4 de novembro, terá um esquema especial de transporte e trânsito em Salvador. Neste ano, 398.490 mil estudantes na Bahia se inscreveram para o exame, que terá a segunda prova no dia 11 de novembro.
Este ano, o número de inscritos na Bahia é 40% menor que o registrado em 2016. O percentual corresponde uma redução de 265.510 mil estudantes em dois anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 160 dos 417 municípios do estado têm inscritos.
Os candidatos devem ficar atentos ao horário da prova, que segue o horário de verão de Brasília, que passa a valer no dia 4 de novembro, mesmo dia do exame. A Bahia não aderiu ao horário de verão e, por isso, os portões serão fechados às 12h do horário local.
A prova do primeiro domingo é composta por 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação. A duração será de 5h30.
Confira abaixo o esquema de trânsito e transporte em Salvador para o Enem:
Transalvador
Equipes de fiscalização vão acompanhar os principais corredores de tráfego e disciplinando o trânsito nas escolas de maior movimento, especialmente para impedir o estacionamento irregular de veículos e bloqueios que possam causar atrasos aos estudantes.
O Núcleo de Operações Assistidas (NOA) também vai monitorar o trânsito através das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, auxiliando os agentes do órgão para que possam atuar com celeridade e eliminar qualquer intercorrência no trânsito.
Também não será autorizado nenhum evento que cause interdição de vias, com suspensão, inclusive, do Ruas de Lazer, realizados no Dique do Tororó e na Avenida Magalhães Neto.
Metrô
O metrô de Salvador tem funcionamento normal no domingo de prova do Enem, das 5h à 0h. A tarifa custa R$ 3,60.
G1/// Figueiredo