A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai estreitar, ainda mais, a relação com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb), afirmou o secretário Walter Pinheiro, nesta quinta-feira (16), durante a posse dos novos 29 diretores dos departamentos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Para ele, as universidades podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica nas suas diferentes modalidades.
“Não [vejo como tocar] a Educação Básica, a Educação Profissional, fazer a Educação na Bahia de forma separada do trabalho das universidades. Eu até tenho dito sempre que, às vezes, é muito comum que as pessoas busquem parcerias com universidades fora do nosso estado, quando temos […] quatro ótimas universidades que podem, com sua expertise […] contribuir muito para que a gente possa aprimorar e dar salto de qualidade da educação”, afirma o secretário.
A perspectiva, segundo Pinheiro, é aprimorar o diálogo e, sobretudo, estabelecer um trabalho conjunto com as instituições de ensino superior vinculadas ao Estado. “As universidades não podem trabalhar conosco como entidades conveniadas. Estas quatro universidades são parte da Educação da Bahia, são a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Portanto, a minha esperança é a de que vamos poder estabelecer linhas […] Minha esperança não é de convênio, mas de um trabalho irmanado com as nossas universidades”.
Importância da Uneb para o desenvolvimento
Na posse dos diretores, ele destacou a importância da Uneb para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia, principalmente, para os diferentes territórios de Identidade onde alcança com suas atividades. O secretário falou ainda sobre o papel dos novos gestores à frente dos departamentos. “Tenho certeza que este grupo vai fazer um bom trabalho, um trabalho mais que vigoroso. Deixo uma mensagem de que nós vamos poder contar com estes diretores, não só para a Uneb, mas principalmente para a Educação na Bahia como um todo”, enfatizou.
O Reitor da Uneb, professor José Bites de Carvalho, destacou este novo momento da universidade. “Temos que continuar trabalhando para levar o Ensino Superior para o interior, pensando na formação dos professores e seguindo, como princípio, a inclusão com o sistema de cotas. Os departamentos e os diretores são peças fundamentais para a efetivação, cada vez mais, desse processo”. Já a nova diretora do Departamento de Educação do campus de Valença, Rosa Lorenzo, falou da expectativa do mandato para o biênio o 2016-2018. “A gente tem um grande desafio, e o caminho que queremos traçar é dentro da realidade da região. A meta é consolidar novos cursos para a região”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia