Educação

Professores da Uneb aprovam indicativo de greve

A categoria tem uma reunião marcada com a Saeb nesta sexta-feira (14).

Divulgação
Divulgação

Professores das quatro universidades estaduais da Bahia: Uneb, Uefs, Uesb e Uesc aprovaram indicativo de greve.  A decisão foi tomada durante a assembleia geral da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), realizada na noite desta segunda-feira (10). 

Segundo associação, a decisão é o primeiro para passo para a greve geral, caso as representações do Governo do Estado não apresentem negociação satisfatória.

Em nota, os professores reforçaram que as negociações acontecem desde janeiro do ano passado, quando foi protocolada na Governadoria, SEC, Saeb e Serin a pauta de reivindicações, tendo na lista o reajuste salarial com retroatividade à data-base da categoria.

Em reunião no dia 24 de maio, mesmo dia de uma paralisação acadêmica das universidades estaduais da Bahia, a expectativa do Movimento Docente era o governo apresentar um plano de recomposição salarial, o que não ocorreu. A Aduneb diz que há uma possibilidade de apresentação de proposta de recomposição salarial a ser apresentada pela Saeb nesta sexta-feira (14).

O indicativo de greve ainda não é uma greve por tempo indeterminado. A pauta aprovada pela assembleia sinaliza o aumento da mobilização e a disposição da categoria docente em deflagar a greve, caso o governo não apresente resposta à pauta de reivindicações.