A Secretaria da Educação do Estado da Bahia entrega nesta sexta-feira (12) a internos do Conjunto Penal de Itabuna, na região sul, o certificado de alfabetizadores do programa Todos pela Alfabetização (Topa). A ação busca possibilitar que detentos tenham acesso à educação como suporte para a ressocialização. A cerimônia acontece às 9h, no local.
A formação foi realizada no Conjunto Penal por professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e teve duração de 40 horas. “Os participantes já possuem ensino médio ou superior e foram formados para alfabetizar os companheiros que não sabem ler nem escrever”, explica o supervisor do Topa, no Núcleo Regional de Itabuna (NRE 05), Emiron Santos da Silva.
Segundo a coordenadora do Topa, Elenir Alves, “o processo formativo dos alfabetizadores e coordenadores de turma do programa é de fundamental importância para garantir a qualidade pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes. Quero parabenizar a todos por mais essa etapa cumprida”.
Os alfabetizadores recebem uma bolsa mensal de R$ 400 e todos os participantes possuem o direito de remição da pena em um dia, a cada três dias de aulas realizadas, conforme prevê a Lei de Execução Penal. “Além de alfabetizar, o programa tem um alcance social, pois gera renda, motiva os participantes, devido à redução da pena, e proporciona que eles circulem pelo local, diminuindo o tempo de encarceramento”, ressalta o supervisor.
Atualmente estão sendo atendidos 66 internos, que iniciaram as aulas no dia 22 de abril. Os estudantes participam das aulas de duas horas e meia, de segunda a quinta-feira, e o curso, com duração de 320 horas, é realizado no período de oito meses.
Foto: Reprodução