Quem vai se investir nas áreas de Contabilidade e Finanças, Recursos Humanos, Engenharias, Marketing, Tecnologia da Informação, Direito, Administração, Mercado Financeiro, Medicina e Logística. Para a consultora de carreiras Margarida Silva, os cursos de Engenharia, de Tecnologia da Informação (TI) e da área de Saúde, principalmente Medicina, continuam sendo promissores. Ela também destaca as áreas de Direito e Administração.
“As engenharias sempre foram carreiras promissoras. Na área de TI, há uma defasagem grande de pessoas que trabalhem com mídias sociais. E na saúde, como a população brasileira está envelhecendo, é a hora de se especializar na saúde do idoso”, aponta.
Neste segundo semestre, o Prouni oferece 116.004 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. Do total, 6.250 estão na Bahia. A capital, Salvador, tem 3.139 bolsas em 92 cursos. Já na Região Metropolitana de Salvador (RMS), há cursos em Lauro de Freitas (42), Camaçari (13), Simões Filho (3), Candeias (1), Pojuca (1). Além disso, Feira de Santana oferece 46 cursos e Alagoinhas, 22.
Vagas
Em Salvador, os cursos de Administração, Medicina, Direito e Engenharias somam 1.093 vagas. Só na área de Engenharia, há 356 bolsas parciais e outras 217 integrais. Já o curso de Administração reúne 277 bolsas e Direito, 235. “O cargo de administrador é muito curinga, sempre vai ter espaço no mercado”, diz Margarida.
Inscrições
Para quem concluiu o ensino médio na rede pública ou se formou na rede particular na condição de bolsista integral – com renda familiar inferior a três salários mínimos per capita – as inscrições começam hoje e vão até as 23h59 da quinta-feira.
Os candidatos devem acessar a página do Prouni (siteprouni.me.gov.br) e preencher o formulário. Para disputar uma das bolsas do programa, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e ter alcançado mais de 450 pontos na redação.
Foto: Reprodução/EBC