Inovação na educação

Colégios estaduais na Bahia terão diário de classe digital neste ano de 2025

Ferramenta esteve entre os assuntos debatidos em reunião de alinhamento entre o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Educação, Rowenna Brito, e gestores de núcleos territoriais

Foto: Thuane Maria/GOVBA
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Os professores da rede estadual de ensino na Bahia terão uma nova ferramenta neste ano de 2025. O Diário de Classe Digital foi instituído em portaria publicada pelo Governo do Estado no final de janeiro. O instrumento reunirá o registro das notas e da frequência dos estudantes, bem como o monitoramento do desempenho escolar.

O diário de classe no formato digital foi um dos pontos abordados em uma reunião que aconteceu neste sábado (8), em Salvador. Participaram do encontro o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Educação, Rowenna Brito, e gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Na pauta, esteve o alinhamento das estratégias para o ano letivo de 2025, a gestão da aprendizagem, avaliação de 2024, metas educacionais e iniciativas para melhorar o desempenho escolar na Bahia.

“Discutimos, hoje, questões fundamentais para o desenvolvimento da educação do nosso estado. Esta reunião é um momento crucial, pois nos permite alinhar estratégias, ouvir diferentes perspectivas e tomar decisões que impactarão diretamente a vida de cada cidadão”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A participação no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, e as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram apresentadas com a meta de que, neste ano, o alcance seja de 100%.

“Nosso desafio é superar a meta no Ideb em 2025. Teremos um esforço e vamos acompanhar, diuturnamente, nossas unidades escolares para que a gente alcance a meta de não diminuir a nossa pontuação no índice”, ressaltou Rowenna Brito, titular da Educação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também esteve na pauta, chamando atenção para a importância das unidades escolares manterem ou avançarem na pontuação.

Os representantes dos núcleos territoriais puderam apresentar suas dificuldades e sugestões para que os pontos discutidos sejam alcançados.

A professora do NTE de Seabra, Jucelina Guanais, agradeceu a oportunidade e destacou: “um momento muito especial, um marco para a gente, pra nos dar um impulso para voltar para o território, fazer o nosso trabalho com mais eficácia e mais vontade”.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.