Economia

Supermercados preveem vendas estáveis neste Natal

Os supermercados acreditam em um faturamento 14,8% inferior ao obtido há um anO

NULL
NULL

Pesquisa feita entre nos dias 15 e 23 de outubro pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com representantes de 59 empresas associadas mostrou que o setor espera vender 0,4% mais do que no ano passado, o que significa estabilidade nas vendas, segundo a entidade. Em 2014, a expectativa era de um consumo 7,2% maior, já descontados em ambos os casos o efeito inflacionário.

“Levando-se em conta o momento difícil da economia brasileira, esperar um Natal estável (+0,4%), como demonstrado pela nossa pesquisa, é ser otimista. Acreditamos que a tradição das festas de Natal e de Réveillon impulsione o consumo nos supermercados neste final de ano”, disse, em nota o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

A pesquisa destaca que, em consequência da desvalorização do real frente ao dólar, os artigos importados e, tradicionalmente, presentes na ceia natalina vão pesar mais no bolso do consumidor. Os preços subiram em média 21,3% e diante disso, os supermercados acreditam em um faturamento 14,8% inferior ao obtido há um ano.

Entre os itens que ficaram mais caros, nos últimos 12 meses, estão os vinhos (24,3%), o bacalhau (14%), as frutas secas (13,2%) e os espumantes (13%).

Quanto ao consumo de cerveja, o setor projeta 17,4% de alta nas vendas nominais, mas em razão do encarecimento, que oscila em torno de 12,7% , o faturamento real deve crescer apenas 4,2%. Outro produto muito procurado nessa época, o pernil, deve ter uma saída 9,9% acima de 2014, percentual abaixo do projetado, no ano passado, quando o mesmo tipo de pesquisa apontava a expectativa de um aumento de 12,2%.

Fonte: Agênica Brasil Foto: Ilustração