Economia

Sindicato dos bancários discorda de orientação da Febraban para abrir em feriadão e marca reunião com Fenaban

De acordo com a nota, o sindicato buscou o posicionamento da (Febraban), que orientou o funcionamento das unidades bancárias nos dias dos feriados antecipados.

NULL
NULL

Reunião com Fenaban foi marcada em busca de nova orientação | Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE - Foto: Rafael Martins | Ag. A TARDE

 

O Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA) emitiu uma nota na noite desta sexta-feira, 22, informando surpresa com o anúncio feito pela Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado sobre a antecipação de feriados entre a segunda-feira, 25, e a sexta-feira, 29.

De acordo com a nota, o sindicato buscou o posicionamento da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), que orientou o funcionamento das unidades bancárias nos dias dos feriados antecipados. O SBBA criticou a orientação e citou que é um momento em que os bancários não poderão descansar. "É válido dizer que os empregados já estão trabalhando sobrecarregados durante a pandemia", escreveu.

O presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, entrou em contato com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em busca do não funcionamento das agências bancárias. "Já orientamos o nosso Jurídico a estudar o caso para uma eventual ação na Justiça, visando obter uma liminar para suspender o funcionamento das agências durante o feriado antecipado. Caso não tenhamos uma decisão a tempo, cobramos que os bancos não incluam essas horas trabalhadas em banco de horas", afirmou Vasconcelos.

O sindicato também informou que entrou em contato com as superintendências da Caixa na Bahia, que afirmaram que as horas trabalhadas nos dias de feriados antecipados serão computadas como horas extras.

 

A Tarde// Figueiredo