Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) já têm uma data para voltar às aulas. Apelidado de 2020.3, o semestre suplementar de atividades online da instituição terá pouco mais de três meses ocorrendo entre 8 de setembro e 18 de dezembro de 2020, conforme aprovação do Conselho Superior, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Segundo a instituição, o semestre suplementar foi a alternativa encontrada para retomar as atividades protegendo a vida de docentes, discentes, técnicos e terceirizados, uma vez que a pandemia do novo coronavírus vem se estendendo por período mais longo do que se poderia supor em março.
As atividades não-presenciais a ser realizadas envolvem componentes curriculares de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, além de atividades de extensão e de pesquisa.
Na reunião em que as atividades online foram aprovadas, o Conselho Universitário (Consuni) ainda manteve a suspensão das aulas presenciais na Ufba até o final deste ano. O semestre suplementar não compromete os semestres presenciais de 2020 e o período letivo de 2020.1 será mantido no Sistema Acadêmico até a definição de novo calendário acadêmico presencial.
Correio/// Figueiredo