Dois dias ápos carreata de Salvador, motoristas de vans fazem um novo protesto, desta vez no bairro de Plataforma, na manhã desta sexta-feira (11). Conforme a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), há registro de queima de objetos na região do Luso, sentido Centro. Os integrantes da manifestação pedem a legalização do transporte de vans.
Por conta do protesto, a Transalvador destaca que o fluxo de veículos é lento na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbuna).
Na quarta-feira (9), o secretário de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, afirmou que as vans atuam de forma clandestina e não estão integradas ao sistema regular do transporte de Salvador.
"Os transportes regulares são todos licitados, pagam ISS [Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e são legalizados. Todos eles passam por vistorias e os itens de segurança são sempre checados. Elas [as vans] não passaram por sistema de licitação, não oferecem segurança e atuam à margem da lei", disse.
Carreata
Na quarta-feira, uma carreata mobilizada por motoristas das vans deixou o trânsito lento no centro. De acordo com a Superintendência das Polícias Civil e Militar (Stelecom), cerca de 50 vans participaram do movimento pela legalização do transporte. O órgão informou que a carreata saiu do bairro da Calçada e seguiu em direção ao centro da cidade.