A Petrobras anunciou em seu site o aumento de 2,5% da gasolina A, nas refinarias, a partir desta sexta-feira (08). O produto passa a ser comercializado para as distribuidoras por R$ 1,7287 sem tributos, que representam cerca de 50% do preço final do combustível. Esse é o segundo reajuste do mês de março, que já acumula 14,58% de aumento este ano.
O diesel também aumentou 1,91%, sendo vendido por R$ 2,1871 para as distribuidoras sem impostos. “Isso é um reflexo da nova política de preços implantado pela Petrobras, avaliou o presidente do Sindicombustíveis Bahia, Walter Tannus Freitas, acrescentando que os aumentos devem refletir em algum momento no preço final ao consumidor.
O reajuste do diesel é o terceiro do mês de março, que está começando. No acumulado de janeiro, fevereiro e início deste mês, o combustível teve alta de 20,91% na refinaria. “Voltamos ao que era antes. A Petrobras pode fazer os reajustes considerando a volatilidade do mercado internacional e a variação do dólar”, comentou Tannus.
Enquanto o preço sobe, a produção de petróleo cai. Segundo a ANP, o Brasil produziu em janeiro 2,2% a menos de petróleo do que em dezembro ou 2,631 milhões de barris diários. A agência informou que a queda foi puxada pela redução de 2,7% na produção no pré-sal brasileiro, devido às paradas para manutenção nas plataformas P-74, no campo de Búzios, e FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos.
VN/// Figueiredo