A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) divulgou, nesta sexta-feira (16), um estudo no qual os produtos ligados à Páscoa subiram 12,21% em um ano na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O estudo, que foi feito com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que os principais vilões, neste sentido são a cebola e o chocolate em pó.
"A cebola teve um aumento médio de 40,95% em 12 meses. Além da menor oferta prevista no Nordeste, as chuvas de verão na região Sudeste também atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento”, afirmou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
“Esse produto é procurado para preparar os pescados, tradicionais para a época. Os peixes de maneira geral subiram 1,96% em um ano, o que é um ponto positivo, pois ficou abaixo da inflação geral”, completou.
Com relação ao chocolate, o produto também entrou rol dos mais "salgados" para o período. Ele e acholatado em pó tiveram aumento de 22,15% em um ano. Por sua vez, o chocolate em barra e o bombom subiram, em média, 11,02%.
Como orientações para econimizar, o especialista dá algumas dicas, como aproveitar os dias específicos de descontos em determinados produtos nos supermercados, negociar na feira, principalmente na xepa. Além disso, vale pensar em comprar mais quantidade, com um grupo maior de pessoas, para tentar reduzir o preço médio.