A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) divulgou que a Bahia já registra uma perda de R$ 1,5 bilhão em receitas brutas nos meses de abril, maio e junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário Manoel Vitório, a tendência é que a queda continue até o final do ano.
O secretário explica que a queda de receita foi mais intensa no começo da pandemia, com a parada de diversos setores econômicos e com empresas e consumidores segurando os gastos.
“Com certeza, até o final do ano, nós vamos enfrentar um desafio muito grande. No primeiro momento, a população e empresas seguraram o consumo, então a queda da receita foi muito grande. Depois você começa a ver um movimento de tentativa de normalidade. Alguns setores, como supermercados, tiveram até um crescimento de vendas, mas não é o suficiente para compensar o fechamento de segmentos inteiros”, explica.
De acordo com Manoel Vitório, o retorno das atividades econômicas na Bahia não vai compensar a perda de R$ 1,5 bi da receita.
“Essa desaceleração das perdas que está acontecendo agora não compensa as perdas que já ocorreram. Também temos que levar em consideração, quando falamos de perda, é que a comparação é 2019 e o custeio da máquina pública e os investimentos continuam”, comenta.
A Tarde/// Figueiredo